sábado, 12 de setembro de 2009

Santos de casa fazem milagres sim! Afinal eles são CARAS DE PAU!!!!

Nos dias atuais uma das muitas preocupações que se evidenciam no discurso daqueles que são pais, educadores, cidadãos...,é a questão do uso de drogas, bem como a fácil disponibilidade de acesso ao uso. Comecei a focar a minha análise para a realidade dos jovens aqui do nosso município. O que é feito ,não como repressão mas como prevenção? Reuniões, encontros, palestras, inclusão da problemática nos currículos escolares...? Aplausos a todas essas iniciativas. Mas ações práticas se resumem à repressão.
No final de semana passado tive o prazer de assistir uma peça de teatro, ou melhor, duas peças teatrais, encenadas pelos grupos Imagem e Caras de Pau. Não conhecia o grupo Imagem e fiquei feliz pelo fato de ver mais alguns jovens, num sábado à noite, com a preocupação de mostrar um trabalho contra o uso e o "modismo" do fumo. Gostei da forma informativa e ao mesmo tempo irreverente de como trataram o tema. A outra peça, encenada maravilhosamente pelo Grupo Caras de Pau, contou, numa comédia de "tirar o chapéu" a visita do caipira Jeca à Casa das Sete Mulheres.
Antes da merecida "rasgação de sedas" ao grupo, peço que reflitam comigo. Somos privilegiados quanto aos espaços naturais de lazer em nosso município, praia e interior lindíssimos. Mas e os espaços culturais para atividades artísticas? Senti saudades do nosso querido Cine Miramar com suas apresentações, shows, espetáculos...Quanto a opções de lazer urbano temos o encontro na Prainha, os bailes, pizzarias. Vamos combinar que estamos perdendo ao invés de ganhar. Que opções temos oferecido aos nossos jovens na área cultural, é prá se pensar. Uma pequeníssima parcela estava lá naquele sábado, no salão Paroquial da Igreja Matriz São José, representando ou aplaudindo, mas aprendendo acima de tudo o valor do encontro, da troca de informação e diversão, tão bem realizado por jovens talentosos, felizes, mas acima de tudo corajosos.
Corajosos simplesmente por teimarem em continuar a existir e a persistir em meio a tantas adversidades e injustiças. Infelizmente não valorizamos o que temos, busca-se tão longe o que temos aqui, faz-se reuniões, planejamentos estratégicos no combate ao uso de drogas e a ociosidade social,mental e cultural que aliciam diariamente nossos filhos, enquanto as soluções simples, o caminho longo mas eficaz está tão ao alcance das mãos e de nossos pés, dos olhos, da inteligência, só falta estar ao alcance da sensibilidade daqueles que poderiam fazer alguma coisa.
Lamento seriamente que seja "cultural" em nossa cidade a idéia de que "Santo de casa não faz milagres". No final de semana passado , num espaço emprestado para suas apresentações, àqueles meninos fizeram milagre, o milagre do riso, da alegria saudável, do livrar pelo menos por duas horas, o risco daquelas crianças e jovens de exposição às drogas.
Parabéns aos integrantes dos grupos e aqueles que assistiram. Vocês certamente terão o sucesso e o reconhecimento que merecem. O sonho não acaba nunca pro verdadeiro artista. Fecham-se as cortinas e as possibilidades, apagam-se as luzes e as "lamparinas do juízo" de alguns, desmoronam-se os palcos e os prédios, mas o sonho continua lá nas caras pintadas com garra de
PROSSEGUIR,
PERSEGUIR,
PROCURAR,
ENCONTRAR.
OLHOS GRANDES EM CARAS ESCURAS,
OLHOS CHEIOS DE ESPERANÇA,
DENTRO DA DESESPERANÇA.
OLHOS FELIZES EM CARAS ESCURAS,
EM CORPOS SUADOS,
EM CORPOS CANSADOS
QUE REVIVEM ATRAVÉS DA ARTE
MOMENTOS DE FANTASIA!

2 comentários:

  1. Pô Marisane que bacana o que tu escreveu, obrigado por reconheceres nosso trabalho espero que depois disso alguem mais se interesse pelo nosso trabalho assim como você...
    Valeu!!!


    Viver e não ter a vergonha de ser feliz!
    Alegre sonhador!!!

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Hoje vim aqui no teu cantinho com um pouco mais de tempo...
    Gostei muito do que tu escreveu sobre o "nosso" teatro... realmente percebemos que os meninos fazem aquilo por que gostam e quando temos prazer no que fazemos tudo fica muito mais maravilhoso...
    Beijos

    ResponderExcluir