domingo, 6 de setembro de 2009

Afazeres e amores, professores e educadores

Amo Martha Medeiros. Se algum dia eu conseguir escrever com 10% da capacidade que ela tem de transformar idéias e fatos banais em textos cheios de graça, humor e "verdades", já estarei satisfeitíssima com o que escrevo. Enquanto isso vou tentando.
Sempre ouvi dizer que o que se faz com gosto, com prazer, com amor dá certo. E tem duas coisas que faço dessa forma diariamente, que fazem parte dos meus "afazeres" que faço, e faço e refaço com emoção todos os dias (claro que há dias que não quero e não faço nada, me dou esse direito, são os dias que chamo de "dias p/mim"). Mas voltando ao assunto, é vital na minha vida o encontro com meus alunos e escrever. Só preciso de horas diárias de descanso e a vontade aparece, planejo aulas mentalmente, escrevo textos e poesias no pensamento, ao andar na rua, ao comer, ao olhar TV com o olhar perdido. As possibilidades desafiam minha capacidade de pôr em prática todos os dias.
E, em alguns momentos me pego pensando em como é grande o número de professores e como é pequeno o número de educadores. Tanto um como o outro possue formação, capacidade, inteligência,...Mas o que os diferencia, então?
Fui a uma formatura de pedagogos como eu a poucos dias, e ao abraçar um bom número deles, eu pensava: "Que tenham muito sucesso na carreira, mas que tenham antes um amor profundo pelo ser humano". E aí está a diferença! Um profissional em educação que só vislumbre a profissão, a remuneração, a estabilidade e que "desiste" dos seus alunos, desiste do ser humano e, por consequência desiste dele mesmo, é apenas um professor. Mas àquele profissional que (ainda e apesar de), se emociona com seus alunos, brinca, se diverte, desafia, sofre, briga...mas acredita que cada um deles é um ser em potencial capaz de mudar o mundo se quiser, este é um EDUCADOR!

3 comentários:

  1. Com certeza, temos mais professores do que educadores, INFELIZMENTE!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês, mas vamos ter esperança
    de que nossas crianças com seu olhar carente
    e seu sorriso marôto possam transformar esses
    professores em grandes "Educadores".

    ResponderExcluir