sábado, 20 de fevereiro de 2010

Como Coordenadora Pedagógica participei na última quinta-feira de uma reunião de planejamento de ações pedagógicas para 2010. Os assuntos giraram em torno do que já é de conhecimento dos professores estaduais: parâmetros curriculares, trabalho interdisciplinar, ato educativo com foco no desenvolvimento de habilidades e competências, não mais no conteúdo e objetivos (programa Lições do RS).
A preocupação e ansiedade apresentadas pelos professores no final de 2009 no curso de formação com essa nova proposta, também ficou evidenciada entre diretores e supervisores. A confusão de conceitos teóricos é reforçada ao se perceber a tênue diferença entre competências, objetivos, habilidades e conteúdos. Todos estes elementos continuam presentes no processo , o que muda é o foco da avaliação e a noção do que é, na prática um trabalho interdisciplinar.
Apesar de também constatar a complexidade dessa mudança de paradigma, não ficquei surpresa. O tema da minha monografia na graduação foi "Mudança de Paradigmas Educacionais" e o tema do meu TCC no final da minha especialização foi "Aprendizagem através de Redes Conceituais". A construção destes dois trabalhos me deram uma fundamentação, adquirida pelas leituras de autores como Freire, Rubem Alves, Edgar Morim, Arroyo, entre outos, de uma nova perspectiva de diretriz educacional. Já faz tempo que estas propostas tidas como "inovadoras" circulam nos discursos e porque não dizer, nas práticas. A verdade ( e fiquei feliz em perceber isso) é que muitos colegas professores angustiados por essa exigência de mudança na sua forma de trabalho, nem estão se dando por conta que já à colocaram em prática, só precisam fundamentá-la ou relacioná-la à reoria.
O foco da avaliação sim, isto muda, e na minha opinião já passou da hora, avaliar deixa de ser medir passa a ser constatar a evolução de nossos alunos levando em conta a nossa prática. Certamente estudos, leituras, reuniões, discussões serão necessárias como sempre foram, mas a primeira condição para o sucesso de todos nessa nova proposta é de que todos nós, professores e alunos nos sintamos capazes, motivados e competentes para construir conhecimentos e aprendizagens sob a luz de qualquer teoria. Somos passíveis de erros, mas com certeza de muito, mas muito mais acertos e sucessos. Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário